Leila Letchacovski
/
Seja um Longevo Jovem
Forte Saudável e Feliz, 119p

ISBN: 978-65-00-02019-9
Editora AMAPAZ.
Gênero: Saúde/Cura
1a Edição – Curitiba,
2020

As chaves fundamentais para que se consiga implantar as práticas que visam à longevidade, já tão amplamente sugeridas, serão entregues no deslizar das próximas páginas.

A leitura deste livro, com certeza, levará o leitor à compreensão de um novo paradigma.

Ressaltará detalhes importantes de pontos já conhecidos e trará luzes sobre informações advindas da “velha” ciência que, até agora não tinham sido transformados em prática exequíveis. Tece ainda uma teia de informações por demais intrigantes, como é o caso das experiências sobre as “bioestimulinas não específicas”, “o elixir da longevidade” assim chamadas pelo médico e pesquisador Dr. Vladimir Petrovich Filatov, membro da Academia de Medicina da U.R.S.S., especialista em enxertos de córnea. Tal “elixir” pode ser produzido internamente, pelo nosso organismo!!!

Sugere-se um programa, bem definido, através do qual se poderá “domar” o “reptilzinho”1 interior, convencendo-o (muito lentamente) de que lhe fará bem seguir tal programa. A chave para esta mudança de paradigma em nossas vidas mostra-se logo no primeiro capítulo, que contém leves pinceladas sobre temas de neurociência. Conhecer a forma de funcionamento de uma máquina faz-se mister para bem manuseá-la; assim, o capítulo mostra-se um verdadeiro manual de funcionamento do Cérebro Básico.

Alguns indivíduos muitas vezes acreditam desnecessárias tais informações, saltando-lhes os olhos, na busca das respostas prontas; porém, a compreensão do funcionamento de um equipamento pode poupar-lhe a morte prematura, como quando ligamos um equipamento bifásico em rede monofásica. Igualmente muitas vidas atualmente se desenham em quadros mórbidos, espelhando obesidade, diabetes, infartos de diversos órgãos, e em alguns casos, a falência dos sistemas se antecede à previsão genética, resultando em óbitos prematuros de indivíduos em plena condição produtiva social. Há os que se arrastam, moribundos de alegria e vitalidade, evocando a morte como um alívio amigo!

Amostra

Deguste trechos do livro do seu interesse.

CAPÍTULO 2_

O MAIOR SEGREDO

A CIÊNCIA DA LONGEVIDDE

Para ser um longevo… jovem, forte, saudável e feliz!

Atualmente não se adota mais o conceito de idade cronológica pois já existem testes que revelam a IDADE REAL[1] de uma pessoa.

A Ciência da Longevidade” nos revela jovens moças de cinquenta anos, dançando, cantando, sorrindo ou andando pelas ruas, e quem ainda não viu um robusto jovem de sessenta anos, correndo pelos parques! Se você ainda não se deparou com esta realidade então… prepare-se, porque a verá! A expectativa de vida em 2012 era de 79 anos, em 2016 subiu para 80 anos! Ou seja, em quatro anos ela subiu um ano! Atualmente a expectativa de vida aumenta de maneira quase exponencial, e alguns estudiosos projetam que próximo de 2036 ela estará aumentando um ano por ano (!), ou seja, quase todos passarão a viver vidas longas! Quase todos serão longevos!

O conforto, os recursos, as tecnologias, a medicina, tudo está culminando em nos oferecer a longevidade…, mas como nos sentiremos nela?

jovens ou velhos?

fortes ou fracos?

saudáveis ou doentes?

felizes ou sofredores?

Mas, o mais empolgante nesta viagem ao futuro é que nos estudos a respeito desse tema se detectou que hoje temos velhos, fracos, doentes e infelizes com vinte e quatro anos de idade, e jovens fortes, saudáveis, e felizes de oitenta! Ser jovem, forte, saudável e feliz já não tem mais nada a ver com a idade cronológica!!! Esqueçamos então nossa idade cronológica e alcemos voo em direção a uma nova prospecção de futuro…, porque hoje já se sabe que tudo pode ser revertido!!! Quando se pensava que a aterosclerose era o “passe” para o túmulo precoce, e enquanto se orientava ao aterosclerótico que se conformasse com seu futuro tenebroso e mórbido, Dr. Dean Ornish2 [20] provou ser tal obstrução reversível! A cada dia se descobrem mais e mais remédios, técnicas, exames, práticas, e um verdadeiro arsenal de fórmulas, capazes de reverter sintomas, disfunções, queixas, doenças, e até protelar a partida.

Que já estamos vivendo mais é obvio…, mas de que forma o viveremos? Este manual representa um primeiro passo (ou o próximo, para os que já deram o seu primeiro) para uma vida plena, longa cheia de juventude, força, saúde e felicidade…, basta seguir, simples assim!

Comece esta viagem agora, em direção ao novo futuro!

E A ACADEMIA?
Quando?

 

Podemos dividir os exercícios em:

  1. Multi-articulares que exigem grandes grupos musculares trabalhando em conjunto, como: agachamento, que gera muito calor metabólico.
  2. Mono-articulares, (exercícios isolados), como é o caso da extensão de joelho na cadeira, que isola o grupo do quadríceps. Os exercícios mono-articulares são indicados para os casos em que o indivíduo já manifeste algum problema articular, isolando-o para protege-lo durante os movimentos resistidos.


É evidente que em um local especializado, com equipamentos que possam trabalhar os músculos de maneira seletiva, “com segurança” é sempre mais indicado, visto que exercícios resistidos são realizados em contra força, ou seja, com resistência, expondo assim, articulações e demais órgãos internos (de constituição delicada) a impactos e esforços que poderão gerar lesões.

Sugere-se que, pelo menos no início, adote-se um Personal trainer habilitado[7] e competente, que avalie, oriente e prescreva exercício adequados e factíveis, coerentes com o condicionamento físico do indivíduo.

É evidente que na academia, além do profissional de Educação Física, você irá encontrar uma maior diversidade de aparelhos e a possibilidade de executar um maior número de exercícios que irão trabalhar todos os grupos musculares.

A prescrição dos exercícios para uma pessoa normal iniciante, deverá ser precedida por uma adequada avaliação física geral, ou seja: avaliação da coordenação motora e de força, para que a indicação seja de acordo com a necessidade do indivíduo, sem, entretanto, expô-lo a possíveis desgastes articulares ou lesões generalizadas.